quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tsaka Moçambique!

Por Robson Wellington*

Pisei no solo arenoso e avermelhado de Maputo (capital de Moçambique) na manhã do dia 16/04, pouco mais de três anos depois do projeto missionário de um mês que participei aqui e que marcou profundamente a minha vida. Esse interlúdio foi marcado por muitas crises e transformações, mas voltar a esse lugar, cumprindo aquilo que Deus colocara em meu coração, mesmo com todas as coisas cooperando para o contrário, resignificou muitas coisas em mim. Aqui consegui captar harmonia e integralidade na bela e paradoxal dança entre o Robson atual, mais conhecedor de si mesmo, de suas fraquezas e limitações e o Robson de 2006, um visionário movido por uma paixão incendiante.

Olhei para as ruas sujas e cheias de lixo dessa cidade, para os chapas (vans) velhos e lotados, para os moçambicanos com seu jeito, seu cheiro, seu sotaque e concluí que realmente amo essa gente e esse lugar de uma maneira muito especial. De alguma forma Deus olhou para eles através de mim e pra mim através deles. A angústia que antecedeu a minha partida do Brasil deu lugar à alegria da minha chegada em Moçambique. Chesterton disse algo interessante: “O pessimismo é na melhor das hipóteses, um meio-feriado emocional; a alegria é a ruidosa labuta pela qual vivem todas as coisas”. Aprendi que para o bem do ser e saúde da alma, que a alma não cresce sem dor, e não se mantém sem alegria. Isso me enche de esperança!

Fui muito bem recebido e acomodado temporariamente pelos amigos que fiz em 2006 e pelo diretor nacional da Cruzada. E Deus já providenciou uma moradia definitiva numa boa casa. Mesmo com o atraso na minha chegada consegui me matricular na universidade e já estou freqüentando as aulas nas terças e quintas, conhecendo um pouco mais da história desse país e me conectando com estudantes e professores.

O Movimento Estudantil Alfa e Ômega aqui se chama Movimento Impacto Estudantil (MIMPE), existe desde 2001 e é fruto de projetos missionários realizados pelo Alfa e Ômega do Brasil. Passei essas primeiras semanas me familiarizando com o MIMPE, estudando o planejamento anual, conversando e orando com os estudantes-líderes, além de participar das atividades no campus. O movimento tem muitos desafios, entre eles, o importante processo de transição de liderança. Os líderes atuais estão se formando e uma nova liderança precisa ser levantada para prosseguir com o trabalho. Estou acompanhando de perto esse processo. Fui designado para trabalhar na área de discipulado. Vou mentoriar os novos líderes, coordenar os pequenos grupos de discipulado, além de liderar o meu próprio pequeno grupo que deverá ser modelar. No último final de semana ocorreu com muito êxito um evento de conexão com os estudantes alcançados nas palestras evangelísticas para calouros no início do semestre e compareceram mais de 30 estudantes!

Acredito muito no potencial que o MIMPE tem para ajudar a alcançar essa geração para Cristo, glorificando a Deus nessa nação. Eu oro para que meu trabalho durante esse ano contribua positivamente nesse sentido. Tudo está correndo muito bem até agora e me sinto literalmente agraciado. Quero agradecer as orações, ofertas e e-mails de encorajamento.

Adotei a frase “para que Moçambique se regozije na glória de Deus” como declaração de propósitos da missão que tenho pela frente e desde já estou proclamando: Alegre-se Moçambique! Em changana (dialeto local): Tsaka Moçambique!

Forte abraço!

* Carta enviada para meus parceiros ministeriais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Moçambique é uma janela. Janela de tempos e espaços dissimilares. Creio seja a jornada de alguns pitorescos navegantes na reunião do presente e do passado. Fantasmas, sonhos, realidade, esta tudo ali...

Saudades,
Eliel.

Gil disse...

Ai, ai, seu Robson...Estou orando por vc e por este tempo aí, com muita esperança... Um grande abraço!

Joelma Gouveia disse...

"Aprendi que para o bem do ser e saúde da alma, que a alma não cresce sem dor, e não se mantém sem alegria"

E haja inspiração e elevação de alma em solo africano!! Fiquei muito impactada com teu testemunho aqui Robson, com a forma que deus tem levado você a olhar/amar esse povo e a desejar ser um canal Modelar aí!!

Orando por você meu irmão, e creia, Grandes Planos tem o Senhor!!!
Shequerêeree ^^


Grande abraço!!

Eva Cristiane disse...

Estou muito orgulhosa de você. E feliz por vc estar desbravando novos mundos... Na verdade voltando para casa!!!
Faça o seu melhor por aí.

abraço

Lily disse...

:P

não dê brechas.. só para lembrar!