quinta-feira, 9 de julho de 2009

Declaração de fé

Por Robson Wellington

Sou cristão! Tenho confiança em Jesus Cristo em todas as suas dimensões, inclusive naquelas que ainda desconheço. Deus estava nele de uma maneira sem precedentes. Minha confiança se encaixa em minha experiência, intuição e cognição, consola minha depressão, inspira minha esperança e me desafia a viver com sentido e propósito, sem deixar de ser tomado por assombro e encantamento.

Sou cristão! Não apenas porque confio em Jesus como meu “Salvador pessoal”, mas porque confio em Jesus como “Salvador do mundo”. Minha eleição não me confere apenas privilégios, mas também responsabilidades. Visto que foi o mundo, ou a raça que caiu em Adão, foi o mundo, ou a raça, que foi o objeto da redenção de Cristo. O fato de nem todas as pessoas e lugares estarem se beneficiando de todas as maneiras possíveis do amor salvador é o que enche minha vida de paixão e urgência para escrever, evangelizar, discipular e viver como eu vivo.

Sou cristão! Entendo que salvação não é um processo de se dá apenas após a morte, mas também um processo que salva as pessoas para dentro da história, para um dia-a-dia impregnado de eternidade. Creio numa mensagem que não apenas salva o indivíduo de si mesmo, mas que faz isso para o próximo; que não apenas salva o indivíduo do diabo, mas também o salva da demonização da cultura e relações sociais; que não apenas salva o indivíduo do mundo, mas também o envia para salgá-lo.

Sou cristão! Não empurro para além da história as profecias de paz e reconciliação. Confio na mensagem do Reino de Deus que vem a terra, se estabelece entre nós e se faz acessível hoje. O porvir não é algo que se adiciona ao cristianismo, mas é simplesmente o meio em que se move a fé cristã. As cores da aurora de um novo dia esperado tingem tudo o que existe. Vejo o mundo como um lugar de interdependência, relacionamento, possibilidade, realização, novidade e liberdade.

Sou cristão! Publico na porta da catedral as teses do meu protesto. Não tenho parte com essa mercantilização da fé. Não tenho parte com a religião alienada, desencarnada, moralista, legalista, dogmática e intolerante que encadeia e deforma a idéia de Deus. O evangelho de salvação afirma que Jesus quebrou a corrente de causa e efeito, de ofensa e alienação que nos aprisionava.

Sou cristão! Minha alma perde o jeito de ser em qualquer situação que não seja a presença de Deus. As tendas da perversidade, por mais luxuosas que sejam não me oferecem ninho. Fui profundamente afetado pela graça. Os desertos são atravessados, cavam-se poços e guarda-se água da chuva. Um irmão dá força ao outro e seguimos, rindo da finitude, desdenhando das limitações, resistindo ao sofrimento e tudo isso andando com Deus.

A Ele a glória!

4 comentários:

Eliel Moura disse...

"Publico na porta da catedral as teses do meu protesto. Não tenho parte com essa mercantilização da fé. Não tenho parte com a religião alienada, desencarnada, moralista, legalista, dogmática e intolerante que encadeia e deforma a idéia de Deus"

Assino embaixo:

Credo de Robson

1-Eliel Moura.

Alexandre de Sá disse...

Cruz credo!
Creio na mensagem da cruz de Cristo!





Sou cristão!

Filipe Degani disse...

Fantástica a Confissão de Robsonminster!

Eu creio!

Gil disse...

Pronto! Tudo está dito! Agora vamos viver isso intensamente... Vamos logo, por favor...

Particularmente tocante esse texto, Robson. Gostei demais!