quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viagem e detalhes

Por Robson Wellington

Deixar para arrumar a mala no dia da viagem é algo que pode acontecer. Não ter tempo para comer nada antes de sair de casa, se arrumar às pressas, perder o avião pode acontecer. Beber na rua um famigerado caldo de cana que trouxe à memória os inesquecíveis lanches na feira da infância e ficar de molho dois dias tomando soro, pode acontecer. Emprestar seu livro favorito a um amigo, que se tornou irmão na véspera da viagem, achando que o terá de volta quando retornar pode acontecer. Descobrir que todos já viram e desdenharam do filme fabuloso que assistiu e tirou seu sono despertando todas as suas emoções. Isso pode acontecer. Brigar com o taxista que está coberto de razão, não correndo por causa do trânsito complicado, enquanto estamos errados pelo atraso, sustentando que estamos certos, isso também acontece.

E a mala que tinha excesso de peso de coisas desnecessárias? E a luz que faltou e não voltou justamente na sua casa, atrapalhando seu precário programa? E as horas que o avião atrasou? E o dinheiro do táxi que poderia ter sido economizado? E o amigo que ia junto, mas desistiu em cima da hora... logo ele que havia planejado com você todos os detalhes da viagem desde o princípio... E o outro amigo que surpreendentemente decidiu ir... É verdade que alguns que embarcam, realmente, não viajam. Vão apenas passear de avião e sentir saudades, levando tudo o que vivem aqui para o lado de lá do mar. Outros não embarcam, mas realmente viajam, vivem voando - não de avião, trazendo tudo de onde ainda não foram para aquilo que são aqui. Tem gente que não se desconecta.

Deixar pra resolver uma semana antes da partida quem ficará cuidando da casa, da cachorrinha, das correspondências, onde ficará hospedado, quem o recepcionará representa um grande risco de entrar estressado no vôo, incomodando todo mundo como foi com o pobre motorista de táxi. Detalhes como uma mala carregável (como é ruim arrumar mala!), um bom livro para se proteger dos chatos, MP3 para se proteger de si mesmo quando começar a pressentir a morte e cismar com a turbina barulhenta, ou ainda ficar indeciso pela separação da namorada, pela faculdade trancada, pela licença do trabalho, pela mãe que ficará sozinha e precisa de você, enfim... Detalhes deixam de ser detalhes quando se trata de uma longa viagem.

Viajar é maravilhoso! Viagem, vida e detalhes. Geralmente, cada um viaja de um modo parecido com o jeito que leva a vida. Tem gente que não consegue se desvencilhar e mesmo longe querem estar de olho em tudo. Outros caminham para um futuro que não é nítido que será construído pelo caminho. Não sabem muito bem de onde vieram e para onde vão. Os manuais de viagem não são levados muito a sério, tudo pode acontecer. Por outro lado, os roteiros de viagens tem muito a ver com a historicidade do viajante.

2 comentários:

Anônimo disse...

hahaha
prefiro viver cada dia o seu mal e esperar...
muitas coisas pra resolver, mas o melhor mesmo é embarcar e viajar também!!

Miguel Del Castillo disse...

"viajar
alegria a cada dia
viajar
ter a paz por compania
viajar
nunca mais estar sozinho
só Cristo é o caminho..."

(já diram os VPC...)